7 passos para transformar seus sonhos em realidade!

Sonhos x Realidade
7 Passos para transformar sua vida
Introdução
É comum que tenhamos em mente vários sonhos.
Ascensão profissional, viagens para lugares interessantes, comprar uma super casa ou um mega carro, crescer espiritualmente, entre muitos outros.
Esses são alguns dos anseios que temos ao longo da nossa jornada nessa terra e que queremos realizar.
Entretanto, para que isso aconteça é fundamental que tenhamos as metas e os objetivos daquilo que queremos alcançar devidamente claros e organizados, ou seja, é preciso Planejamento.
Então grave isso em sua mente, para transformar seus sonhos em realidade, o primeiro passo é fazer um Planejamento através se objetivos e metas claras.
Mas, antes de seguirmos adiante, eu tenho um questionamento: Você sabe a diferença entre objetivos e metas?
Conhece os conceitos existentes por trás de cada um?
A maioria das pessoas acreditam que objetivos e metas possuem o mesmo significado, mas acreditar nisso é um verdadeiro engano.
Para esclarecer essa dúvida e ajudar você na realização de seus sonhos, vou entregar tudo sobre os conceitos relacionados tanto às metas, quanto aos objetivos, para que assim você entenda e possa determinar cada um no sentido de realizar seus sonhos e ser verdadeiramente feliz.
Objetivos
Objetivo é o propósito em se realizar algo, é onde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja ou deve fazer, ele serve de guia para que seus sonhos sejam realizados, Trata-se da posição que se almeja ocupar, o sonho que deseja realizar.
Por exemplo: talvez você queira fazer uma viagem pela Europa, comprar um carro ou uma casa, montar o seu próprio negócio, morar sozinho, aumentar o faturamento da empresa em X% em 1 ano, e por aí vai.
Quando você olha pra isso, entende que todas as suas forças, energia e dedicação podem te fazer alcançar e realizar cada um deles.
Meta
As metas são objetivos em forma quantificada, estamos falando de gerir tarefas específicas, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados.
É importante saber que as metas são temporais e estritamente ligadas a prazos, ou seja, elas são pequenas ações que precisam ser realizadas diariamente, semanalmente e mensalmente, para que se alcance o objetivo final.
Por exemplo: se um empresário determinou, no início do ano, que o seu objetivo é aumentar o faturamento de sua empresa em 30%, uma de suas metas será, consequentemente, elaborar estratégias para aumentar as vendas de seus produtos ou serviços, entre outras ações, que aos poucos vão lhe deixando cada vez mais próximo do objetivo proposto
Transformando seus sonhos em realidade
Após a definição de cada um dos conceitos, quero te auxiliar em sete passos práticos, que vão transformar o seu sonhos em realidade.
Não importa o que esteja proposto em seu coração, seguindo minuciosamente esses passos com certeza você obterá êxito em realizar todos os seus sonhos.
1 - Foco
Em primeiro lugar o que é ter foco?
Nada mais é que ter a visão clara e nítida de um determinado projeto, plano ou objetivo.
Esse é um dos passos mais importantes neste processo, já que estar focado no seu sonho significa se dedicar e se tornar responsável pelas ações em todo processo para alcançá-lo.
Além disso, o foco nas metas propostas a essa realização, bem como no objetivo bem definido, evita que ocorram distrações no meio do caminho, contribuindo para que você e todas as pessoas envolvidas nessa jornada concentrem-se naquilo que realmente é importante e de fato aquilo que se almeja realizar.
Vou deixar algumas Dicas de como ter foco e também como permanecer focado diante a realização de seus sonhos.
Chega de distrações
Sim, comece eliminando possíveis distrações, como Whatsapp, Facebook, Instagram, e qualquer rede social que possa te tirar do foco e impedir sua concentração.
Sempre vai ter uma mensagem, um email ou um convite para algo mais interessante, por isso, você precisa ter consciência de que qualquer distração pode causar grande impacto em seu projeto.
Pode parecer simples, mas não é.
Embora aparente ser muito fácil desligar a televisão ou o rádio, você vai precisar desse pequeno impulso para ser capaz de dizer "não" para distrações maiores.
Você pode começar escolhendo melhor o local para realizar suas tarefas e, até mesmo, determinar um horário.
Se for necessário, peça para ficar sozinho durante esse tempo.
Escolha um lugar calmo e que você tenha certeza que nada nem ninguém irá te atrapalhar.
Perceba que nem todas as distrações são geradas por fontes externas.
Ansiedade, preocupação, estresse, cansaço e até mesmo baixa motivação podem se tornar gatilhos difíceis de evitar.
Sua mente será sua maior inimiga.
Antes de iniciar uma tarefa que necessita de foco, olhe ao seu redor e liste o que pode gerar sua desconcentração.
Se for o seu celular, desligue-o. Se for seu e-mail, faça o logout. Desabilite aplicativos que possam enviar mensagens distrativas.
Procure um ambiente calmo e tranquilo para realizar tarefas que exijam foco absoluto e acalme seu cérebro antes de iniciá-las.
Tome uma água, faça uma meditação, escute uma música relaxante, respire fundo e repita: "The time is Now".
O foco é a chave para uma boa produtividade, e dizer não a todas as outras opções abre sua capacidade de realizar a única coisa que realmente é importante... seus sonhos.
Uma coisa de cada vez
Embora muitas pessoas pensem que ser multitarefa é uma ótima maneira de resolver as coisas, a ciência informa que isso é muito ruim.
Fazer malabarismos com as atividades que são importantes, só reduz drasticamente sua produtividade e atrapalha a concentração.
É extremamente difícil permanecer focado em algo quando você está remoendo outros assuntos. É necessário estar presente e engajado no momento atual da tarefa que está sendo executada.
A multitarefa não é a resposta para os seus problemas. É comprovado que realizar diversas atividades ao mesmo tempo, nos impede de fazer qualquer uma delas com excelência.
O foco real acontece quando você se concentra para realizar uma tarefa de cada vez e remete sua atenção exclusivamente nela.
Esse estado de concentração é quase um estado meditativo e pode te ajudar muito a manter sua rotina em dia.
Com certeza, você já começou algo, pulou para outra coisa no meio do caminho e no fim das contas não fez nenhuma das duas.
A multitarefa força você a pagar um preço mental toda vez que você interrompe uma tarefa e pula para outra. Em termos psicológicos, esse preço mental é chamado de custo de mudança, e pode tirar você da direção correta na realização dos seus sonhos.
Organização é tudo
Não basta apenas falar que vai fazer alguma coisa, é fundamental executar. Muitas vezes, acabamos esquecendo algumas tarefas do dia, porém se nos organizarmos através de uma agenda fica praticamente impossível de acontecer. .
A agenda funciona como um programa de reuniões projetado para permitir que todos os pontos importantes e relevantes sejam tratados em boa ordem e momento.
Sendo assim, é muito mais difícil esquecer determinada obrigação ou pular para a próxima.
Realize as atividades na ordem que sua agenda te orienta. Estipule alguns horários para realizar seus afazeres e não se distraia até que não tenha concluído sua programação.
Ao terminar uma tarefa da sua agenda, dê uma pausa e se presenteie. Por exemplo, você pode fazer um bom café ou comer algo gostoso da sua geladeira.
Descansar por 30 minutos e ouvir uma música legal. Coloque o seu celular para despertar e, em seguida, volte para suas obrigações de mente mais leve e tranquila.
Sim, é muito importante inserir pausas na sua agenda.
O psicólogo Alejandro Lleras descobriu que os participantes que trabalhavam fazendo pequenos intervalos durante uma tarefa de 50 minutos tiveram um desempenho melhor do que aqueles que trabalharam diretamente.
Explicações tradicionais em psicologia sugeriram que isso se deve ao esgotamento dos recursos de atenção, mas alguns pesquisadores acreditam que tem mais a ver com a tendência do cérebro de ignorar fontes de estimulação constante.
Sempre que estiver executando em uma tarefa que demande muito tempo e concentração, como preparar um bom artigo ou estudar para uma prova, lembre-se de fazer uma pausa mental ocasional.
Sua agenda pode te libras da frustração, se recorde disso.
CONCENTRE-SE E PONTO
Temos a péssima mania de comparar o resultado dos outros com a nossa régua. Isso é pedir para fracassar.
Nossa primeira falha é abandonar o barco e decidir que: "isso não é pra mim" ou "com ele deu certo tão rápido".
Quer uma verdade? Não deu.
O processo existe e você precisa ter paciência para percorrer o caminho...
Analise as histórias dos principais empresários ou pessoas bem sucedidas do mundo e verá que antes de darem certo, falharam inúmeras vezes.
O que os diferenciava dos demais? A capacidade mental de manter o foco.
Essas pessoas tinham compromissos verdadeiros com seus sonhos, e você também tem?
Entenda, seja comprometido com seus sonhos e escreva isso manduca agenda para nunca esquecer.
2 - Disciplina
Muitas pessoas que tiveram carreiras marcadas pelo sucesso trazem esta característica, já que ela representa o esforço, a determinação e a vontade de alcançar um sonho.
É também o atributo que te impulsiona a lutar por aquele objetivo.
Neste sentido, é importante que, após definir o que se quer alcançar e as ações para que isso aconteça, você mantenha-se sempre na linha, sem se deixar distrair, e faça, de forma disciplinada, exatamente aquilo o que você mesmo definiu, pois só assim você terá o êxito na realização de seus sonhos.
Um ponto importante é PARE DE SE ROTULAR COMO "NÃO DISCIPLINADO"
Disciplinaé uma qualidade intrínseca de qualquer ser humano. Ela não é nada mais que ordem.
Se o seu trabalho está caótico, não significa que você é uma pessoa não disciplinada. Certamente há outros aspectos da sua vida que estão mais ordenados, até porque não é possível existir vida sem um nível mínimo de ordem. Disciplina, portanto, é aprender a enxergar de maneira ordenada o que precisa ser feito.
Outro ponto fundamental para se ter disciplina é dizer NÃO com mais frequência.
Um fator importante dentro da disciplina é entender que não necessariamente seremos sempre capazes de fazer tudo. Então aprender a falar "não" é extremamente necessário. Isso significa aprender a se posicionar, dar limite.
Nenhuma outra pessoa tem a obrigação de saber qual é o nosso limite.
Se nós não traçarmos essa linha que define até onde vamos ou queremos ir, as outras pessoas não saberão. É natural, de acordo com o interesse individual de cada um, que as pessoas queiram coisas e resultados que as beneficiem. Se não limitarmos, elas vão querer cada vez mais.
3 - Dedicação
Isso é de suma importância, pois está ligada à qualidade da atividade, ou seja, ao fato da pessoa se propor a fazer as tarefas que definiu da melhor forma possível, para assim alcançar a realização de seus sonhos.
Quando o desejo de ver o sonho realizado é verdadeiramente forte, fica mais fácil se dedicar com afinco. Tenho certeza que com você não será diferente e que você vai se esforçar para entregar o seu melhor, no sentido de ver seus objetivos se tornando reais diante de si.
"Impor a dedicação a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem contra si"- (Texto Judaico)
A dedicação esta diretamente ligada a disciplina e por sua vez a autodisciplina, e o que seria a autodisciplina?
É a habilidade de exercitar poder sobre si mesmo,e ela pode ser definida e considerada um fator decisivo para modificar comportamentos improdutivos, além de contribuir para que você alcance todos seus objetivos e metas propostos na realização de seus sonhos.
Para aumentar sua disciplina o fator predominante é se conectar a um planejamento rigoroso e principalmente desenhar sua agenda perfeita e segui-la passo a passo.
4 - Confiança
É muito importante também saber que você é capaz de conseguir. Afaste o medo da derrota. Busque sempre crescer, pois o único responsável pela sua conquista é você.
Confie que tudo dará certo, bem como em suas competências e habilidades, e tenha sempre a certeza, que você conseguirá alcançar a realização dos seus sonhos.
Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de ser sempre positivo, otimista e de lutar pelos seus projetos, mesmo diante das adversidades que venham a surgir ao longo da jornada.
Confie fielmente em você, e saiba que é
capaz de construir tudo aquilo que estiver proposto em seu coração, pois em todas as coisas você já e mais que vencedor.
Um ponto importante para manter a confiança é não dar ouvidos a pessoas negativas ou que não vivam seus sonhos com você, não deixe que nada externo abale seu planejamento. Outro ponto indispensável é evitar comparações, quando você se compara a algo ou alguém mina suas energias e faz com que você perca a confiança naquilo que está buscando.
5 - Acompanhamento
Neste processo é importante definir indicadores que vão te ajudar a saber se as metas estão sendo alcançadas, bem como fazer um acompanhamento constante dessas métricas. Digo isso, pois é necessário ter ciência se as ações estão trazendo bons resultados e te colocando mais próximo do que você quer alcançar, ou se estão te distanciando do seu objetivo.
Fazendo esse acompanhamento, você terá a oportunidade de realizar mudanças, caso algo não esteja saindo conforme o esperado e, assim, obter resultados extraordinários nesta jornada.
Mudar sem medo
Veja que acima eu falei sobre as possíveis mudanças que terá de fazer em seu planejamento, caso algo não esteja saindo como você determinou. Se realmente você tiver de mudar de rota, beneficiando o alcance de suas metas e objetivos, trabalhe a sua flexibilidade e mude sem medo.
Tenha em mente que se você não mudar e ficar insistindo em realizar ações que comprovadamente não estão trazendo bons resultados, você pode comprometer seus sonhos e deixá-los cada vez mais distantes de você.
Sendo assim, elabore novas estratégias e siga sempre em frente, sem ceder ao medo.
Motive-se
Este é um ponto de extrema importância neste processo. Acontece que, ao longo de todo este processo, podem ocorrer situações ou podem ter alguns dias em que a sua energia vai estar tão baixa, que, com certeza, você vai pensar em desistir.
Para evitar que isso realmente aconteça, é essencial que você encontre formas eficientes de sempre se automotivar. Pode ser através de uma música, de um filme ou se uma série inspiradora, de um livro, colocando um papel de parede no celular, no computador e no tablet que te façam lembrar as razões pelas quais você deve continuar, entre muitas outras opções.
Escolha algo que verdadeiramente faça sentido para você e que tenha a ver com suas metas e objetivos, pois vai ser este ou estes elementos motivadores que vão te ajudar a ter persistência para continuar em sua rota e não dar meia volta.
